Conheça as diversas entidades que recebem apoios mensais da Associação Brasileira de Bancos
Para efetuar doações às organizações sociais de forma idônea e transparente, a ABBC criou uma Política de Doação com critérios objetivos, a fim de que todas as contribuições, de cunho pecuniário ou não, sejam pautadas em princípios éticos e nas melhores práticas de transparência. Esta Política faz parte da Jornada ESG da ABBC.
São efetuadas diligências, onde checam-se documentos ligados à regularidade financeira e contábil e itens em consonância com os ditames legais, precipuamente àqueles ligados à prevenção de lavagem de dinheiro, anticorrupção e de combate aos trabalhos escravo e infantil.
Orientadas por esta Política, as Associadas indicam as organizações que consideram elegíveis às doações e mentorias, via Comissão S. Além de receberem as doações, as organizações ganham mentorias realizadas de forma voluntária, por representantes de Associadas com grande experiência em gestão. Compartilhamos a seguir, as organizações apoiadas pela ABBC:
Reciclar – Instituto de Reciclagem do Adolescente Promove a inclusão de jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas e atividades que fomentam o desenvolvimento de competências socioemocionais, a qualificação técnica e o reforço de conteúdos escolares.
ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do DownCriada por um grupo de pais de pessoas com Síndrome de Down, busca desenvolver projetos de integração social. A ABBC apoia o projeto que dá aulas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Instituição Celeiro Vó Tunica – A instituição oferece apoio educacional, moradia, inserção no mercado de trabalho e capacitação em inglês, espanhol, informática, redação, matemática, entre outros, às jovens mulheres de 18 anos que saíram do serviço de acolhimento e estão em situação de vulnerabilidade.
Cacau – Centro de Apoio à Criança com Anomalia Urológica. O projeto social é voltado a identificar pacientes com anomalia urológica, oferecendo consultas uropediátricas, fisioterapia e terapia. Também realiza exames urodinâmicos, e oferece estadia para pacientes de outros estados.
AFESU – Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários Organização que atua com a educação e qualificação profissional gratuita para mulheres de 8 a 24 anos. A ABBC apoia o Programa de Tecnologia e Primeiro Emprego, que consiste em oficinas de administração e informática para adolescentes da região do Jardim Taboão.
Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças com Câncer e Hemopatias – Apoia famílias de crianças com problemas oncohematológicos, especialmente nos campos moral, social, material, socioprodutivo e educacional. Possui programas de hospedagem, atendimentos psicológicos, refeições e cestas básicas.
.
Centro Cultural Pedro Storani – Essa organização social promove educação gratuita de música e dança para crianças e jovens. Disponibiliza o ensino, teórico e prático, de música erudita e popular, além de dança (ballet, sapateado e street dance) às crianças a partir de oito anos e adolescentes e jovens até 18 anos.
Fundação Márcio Brandão – Contribui com as famílias em vulnerabilidade social, para a formação integral das crianças, por meio da promoção da Saúde, Educação, Cultura e Lazer. Apoiamos o curso de informática, que tem como objetivo geral falar sobre conceitos e técnicas básicas de microinformática, incluindo a instalação e manutenção de computadores e softwares.
ACTC – Casa do Coração – Atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, portadores de cardiopatias, procedentes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos e que vêm para tratamento nos centros médicos em São Paulo.
INUA – INSTITUTO NOVA UNIÃO DA ARTE – O INUA promove desenvolvimento social, econômico e comunitário de União de Vila Nova por meio da arte, educação, esporte e geração de renda. A ABBC apoia o projeto social voltado à Reforma da Bodega e Pousada Social e fomento à feira da roça.
Amigos do Bem – A ABBC faz parte do Programa Empresa Amiga, com objetivo de promover a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde no sertão nordestino.
Instituto Ser Menina – O projeto do Instituto Ser Menina tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento de meninas carentes da região da Ceagesp, na cidade de São Paulo, com reforço escolar, o incentivo à leitura e às artes, a prática esportiva e as atividades culturais.
Instituto Brazolin – O Projeto Anjos do Esporte, oferece a crianças e adolescentes de Vulnerabilidade Social atividades esportivas como: futebol, basquete, Judô e Balé de forma humanitária e profissional.
Instituto Strabos – Médicos Oftalmologistas, especialistas em Estrabismo, que se juntaram com o propósito de colaborar com a questão do estrabismo. O Instituto Strabos nasce para atender a população de baixa renda, através de consultas, tratamento e promoção de cirurgias gratuitas além de formar de profissionais, oferecendo cursos e estimular a produção científica
CCI – Casa de Apoio – O CCI promove assistência social em hospedagem e alimentação a crianças e adolescentes com câncer e outras patologias graves, com seus acompanhantes responsáveis, oriundos de todo o Brasil para tratamento em São Paulo.
Gotas de Flor com Amor – Oferece atividades baseadas nos valores humanos em diversas áreas, como cidadania, artes, cultura, esporte, informática e meio ambiente. Além de trabalhar o fortalecimento do vínculo familiar, com atividades focadas nas demandas familiares.
Vocação – Dedicada a desenvolver as habilidades das pessoas por meio do trabalho com comunidades, do investimento em projetos de educação integral, da realização de cursos profissionalizantes e da prestação de serviços para empresas.
Sistema Divina Providência – A principal frente de trabalho é a promoção da inclusão social, a capacitação profissional e o resgate da cidadania dos beneficiados, por meio de educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa.
Além das doações a organizações sociais, a ABBC apoia o Terceiro Setor dentro do seu Programa de Capacitação em Gestão para Organizações Sociais.