A iniciativa visa promover pesquisas e estudos sobre temas do setor financeiro
A ABBC – Associação Brasileira de Bancos anuncia a criação do Instituto ABBC de Estudos Acadêmicos do Sistema Financeiro (IEASF/ABBC), que visa promover pesquisas, estudos e análises isentos, independentes e de alta qualidade sobre temas regulatórios, operacionais e de inovação relacionados ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 13 de maio, em São Paulo, durante o almoço que contou com a presença de diretores do Banco Central do Brasil e representantes do setor financeiro e acadêmico.
O IEASF/ABBC busca contribuir para o constante avanço e aperfeiçoamento do setor financeiro brasileiro, identificando necessidades, fragilidades, oportunidades e desafios que possam resultar em propostas em prol da solidez, estabilidade e desenvolvimento do SFN. Para alcançar esse objetivo, o Instituto manterá interações com centros acadêmicos de ensino e pesquisa, apresentando seus resultados aos órgãos reguladores do SFN e conectando sua produção intelectual a questões políticas, econômicas e sociais relevantes. Dessa forma, busca-se disseminar os conhecimentos adquiridos para benefício da sociedade como um todo.
“O sistema financeiro passa por uma evolução significativa e sem precedentes, liderada pelas novas tecnologias, por consumidores ávidos por novidades e pela agenda do Banco Central, que promove fortemente a competitividade e a inclusão financeira. Neste contexto, é essencial expandir as iniciativas em pesquisa para identificar novas oportunidades de negócios, otimizar processos, melhorar a competitividade, promover a inovação e disseminar conhecimento à população”, afirmou a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato. “A Associação Brasileira de Bancos, representando 120 instituições financeiras, tem direcionado suas ações nesses pilares estratégicos. Agora, com o Instituto ABBC de Estudos Acadêmicos do Sistema Financeiro, reafirmamos esse compromisso“, complementou.
As pesquisas desenvolvidas pelo Instituto devem abranger, majoritariamente, temas voltados à inovação, segurança cibernética, ativos digitais, blockchain, inteligência artificial e outros a serem definidos. Durante o lançamento, a ABBC anunciou a assinatura do primeiro convênio de estudos e pesquisas, firmado com a instituição de ensino Ibmec. Os próximos passos serão divulgados pela ABBC – Associação Brasileira de Bancos.