Desde o início de 2022, a ABBC presta apoio a organizações da sociedade civil. Uma delas é o Fundo Baobá, primeiro fundo dedicado exclusivamente àpromoção da equidade racial para a população negra no Brasil.
Por meio de uma parceria da ABBC com o Instituto de Gestão para Empreendedores Organizações Sociais – IGESC, o Baobá recebe, desde julho, mentorias de fortalecimento da organização, que vão até setembro. O projeto ocorre em cinco etapas: diagnóstico, indicação de especialistas, definição dos mentores, mentoria em seis consultas e acompanhamento via check-ins mensais para reforçar as práticas recomendadas.
Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo, define o apoio da ABBC como essencial para que o Baobá pudesse ajudar mais pessoas, aumentando o seu impacto social. “Já é possível vislumbrar, pelo nível de qualificação, experiência profissional e comprometimento dos mentores, que esta oportunidade contribuirá para que consolidemos o Baobá como o principal fundo patrimonial regido pelas melhores práticas de compliance e gerido por pessoas negras comprometidas com a agenda da equidade étnico-racial.”