Parceria com IGESC aprimora gestões para que Terceiro Setor aumente seu impacto assistencial
O Programa de Capacitação em Gestão para Organizações Sociais, uma parceria da ABBC com o Instituto GESC, reuniu, de junho a setembro de 2022, organizações da sociedade civil e diversos consultores voluntários em prol da qualificação do Terceiro Setor, favorecendo seus atendidos e as comunidades onde atuam.
As organizações escolhidas foram: COTIC – Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança, Instituto Anchieta Grajaú, Instituto Banese, Instituto entre o Céu e a Favela, Instituto Semear – Semeadores de Novos Talentos, Instituto Ser Menina, Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Instituto Reame e Instituto Unibes – União Brasileiro Israelita do Bem-Estar Social. Juntas, elas atendem mais de 14 mil pessoas por mês.
A seleção considerou indicações feitas pelas Instituições Associadas à ABBC e uma análise criteriosa de documentos e outras evidências. Somente após este procedimento, as elegíveis recebem o treinamento on-line gratuito nas áreas de finanças, gestão de projetos e pessoas, captação de recursos, governança, marketing, entre outras. A programação inclui 150 horas-aula distribuídas em 14 semanas, com o apoio de especialistas nos temas e consultores sociais.
Para o Superintendente Jurídico, ESG e Relações Legislativas da ABBC, Felipe Natale, que atuou como consultor social voluntário no projeto, a experiência foi inesquecível. “Tive a oportunidade de acompanhar a COTIC, um centro de tratamento intensivo e abrigo para crianças e adolescentes com deficiência física, mental e intelectual. Cada encontro com a organização e consultores era um choque de realidade e me fez entender o quão privilegiado eu sou, no sentido mais simples: poder respirar, trabalhar, andar… O sentimento que tive em apoiar esta organização foi de gratidão por colaborar com algo que vai ajudar a melhorar a vida destas pessoas”, disse.
“Foi uma experiência única”, descreveu Odelma Carneiro, coordenadora do Instituto Ser Menina, organização que promove o desenvolvimento escolar e cultural de meninas em situação de risco em São Paulo. “Cada passo foi importante. Os encontros foram excelentes; os consultores, muito engajados e atenciosos, além de terem grande expertise de mercado.”
Para o Instituto Semear, que atua na diminuição da evasão universitária de estudantes de baixa renda em São Paulo, a presença de uma visão externa foi extremamente valiosa. É que afirma Bruna Tsarbopoulos, diretora de operações, quando destaca a disponibilidade dos consultores como um dos principais aspectos positivos da experiência. “Acredito que construir sustentabilidade a longo prazo para o Instituto será um dos maiores benefícios desta jornada.”
Similarmente, Camille Stéphan, coordenadora de operações do Instituto Entre o Céu e a Favela, que promove a transformação sociocultural na região portuária do Rio de Janeiro, classificou sua participação no Programa como enriquecedora. “Estamos em um bom caminho, bem positivo”.
Confira o evento de encerramento do Programa de Capacitação em Gestão para Organizações Sociais:
Conheça mais as participantes da 1ª edição do Programa de Capacitação e Gestão para Organizações Sociais:
COTIC- Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança
Abriga crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais, como doenças mentais e deformidades físicas, encaminhados pelas Varas da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares da Capital.
Instituto Anchieta Grajaú
Atua junto a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de projetos de infraestrutura de educação, saúde, meio ambiente, cultura, esportes, lazer, profissionalização e geração de renda.
https://institutoanchietagrajau.org.br/
Instituto Banese
Seu foco é a preservação e disseminação da cultura sergipana, bem como o desenvolvimento de ações socioambientais. Faz a gestão do Museu da Gente Sergipana e da Orquestra Jovem.
https://www.institutobanese.org.br/
Instituto entre o Céu e a Favela
Promove a transformação sociocultural na região portuária do Rio de Janeiro. Disponibiliza espaços de desenvolvimento para crianças, jovens e mulheres. Também gera qualificação, acesso à cultura e oferece orientação profissional.
https://www.entreoceueafavela.org/
Instituto Semear
Tem o objetivo de diminuir a evasão universitária e fornecer ao jovem de baixa renda as condições para que se desenvolva durante a graduação. Seleciona estudantes de alto potencial, conecta-os com um mentor e uma rede de contatos, e providencia uma bolsa-auxílio ao longo de um ano.
Instituto Ser Menina
Oferece reforço escolar, aulas de inglês, balé, música, informática, atividades esportivas, culturais e lúdicas para meninas em situação de vulnerabilidade, na região da CEAGESP.
https://institutosermenina.org.br/
Grupo Cultural Meninas de Sinhá
Trabalha com mulheres acima de 50 anos na cidade de Belo Horizonte, promovendo a valorização e socialização, com o propósito de atender os problemas do dia a dia das mulheres na maturidade.
https://meninasdesinha.org.br/
Instituto Reame
O projeto Renasça tem como objetivo contribuir para o aumento dos índices de segurança alimentar e nutricional, além das melhores práticas agroecológicas para o cultivo na cidade e no campo.