Portal ESG

Formação para jovens forma a primeira turma

Agora, os alunos buscam oportunidades em instituições financeiras

Na última terça-feira, dia 30 de abril, ocorreu a formatura da primeira turma do projeto “Formação para o Mundo do Trabalho e Mercado Financeiro”, uma iniciativa da ABBC em parceria com o Espro e voltada à inclusão profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social em posições de entrada nas instituições financeiras. O evento ocorreu na sede do Espro, em Itaquera, São Paulo.

A formação teve início em 19 de fevereiro e contou com 200 horas presenciais, em que os participantes foram capacitados em competências técnicas e digitais, além do aprimoramento de habilidades interpessoais, visando prepará-los para o mercado de trabalho.

Ao longo do curso, mais de 30 colaboradores atuaram como voluntários, provenientes da ABBC e de oito instituições financeiras associadas, incluindo Citi, Fibra, Finaxis, Omni, Inter, Master, Mercantil, Travelex e Sicredi. O envolvimento destes profissionais do setor financeiro foi essencial para o sucesso do projeto, oferecendo palestras, mentorias e visitas técnicas aos jovens participantes. Um destes associados foi o especialista de investimento do Banco Omni, Ezio Antonio Carvalho de Oliveira, que deu mentoria ao projeto e palestrou aos jovens na formatura, destacando o quanto os colaboradores do Omni aprenderam com os jovens e o projeto.

As ações dos voluntários foram coordenadas através de um Grupo de Trabalho (GT) composto por colaboradores de instituições financeiras associadas à ABBC, criado no contexto da Comissão “S” (Responsabilidade Social) para pensar estratégias de disseminação da Educação Financeira na sociedade. Dentre as palestras, o Banco Inter contribuiu com a abordagem de conceitos básicos de finanças, como o conceito de dinheiro, salário, juros e inflação, além de sustentabilidade e Agenda 2030. O Omni, por sua vez, abordou o conceito e métodos de planejamento financeiro, incluindo organização pessoal, reserva de emergência, uso de crédito e prevenção ao endividamento. No dia 15 de abril, os jovens realizaram uma visita à B3, no qual puderam conhecer de forma geral como funciona a bolsa de valores do mercado de capitais brasileiro.

Já no último dia 25, os integrantes da Formação participaram de uma visita ao Citi, em São Paulo, onde puderam ver de perto a estrutura de um grande banco, tiveram palestras sobre produtos de investimento, renda fixa, variável e previdência privada. Além disso, participaram de um bate-papo com colaboradores do Citi, que ascenderam na carreira financeira partindo de lugares com poucos privilégios na sociedade, com o objetivo de promover a identificação e o pertencimento. Geovanna, uma das concluintes da formação que participou da ação destacou: “para mim, que sou moradora da periferia, é muito importante essa visão de que nós podemos seguir o mesmo caminho que eles, ser diferentes e fazer a diferença.”

O especialista em investimento do Omni, Ezio Antonio Carvalho de Oliveira, fala aos formandos durante o evento de encerramento da Formação para o Mundo do Trabalho e Mercado Financeiro
Aluna recebe seu certificado de conclusão
Aluna recebe seu certificado de conclusão
Palestra realizada em abril pelos colaboradores Banco Omni junto aos jovens participantes da Formação para o Mundo do Trabalho e Mercado Financeiro.
Palestra realizada pelo Banco Inter aos jovens da Formaçao
Visita dos alunos à B3.

De 18/04 a 26/04, ocorreram as sessões de mentoria individual. Elas focaram no projeto de vida dos jovens com os mentores voluntários das IFs associadas trabalhando no aconselhamento e direcionamento dos alunos para o alcance de seus objetivos. Os resultados das mentorias, assim como de todas as ações, foram debatidas no GT Voluntariado para Educação Financeira, fórum que delineou a estratégia para as ações dos voluntários junto aos jovens no projeto.

Reunião do GT Voluntariado para Educação Financeira realizada na última sexta-feira, dia 19 de abril: fórum delineou em reuniões a estratégia para as ações dos voluntários junto aos jovens no projeto.

Para os participantes, a formação representou uma oportunidade única de expandir suas perspectivas de futuro, ter contato direto com profissionais renomados do setor financeiro e desenvolver habilidades relevantes para o mercado de trabalho. Já para as instituições financeiras, o projeto gerou a oportunidade de se conectar com a comunidade, compartilhar conhecimentos, promover a educação financeira e a responsabilidade social.

Com a conclusão do curso, os jovens agora estão prontos para alçar voos mais altos em suas carreiras, enquanto as instituições envolvidas celebram o sucesso de mais uma iniciativa em prol da inclusão e capacitação profissional.

Os jovens possuem de 14 a 22 anos e estão aptos a serem contratados em diferentes posições, como jovens aprendizes, estagiários e juniores. Para receber o currículo dos formados, acesse o site e preencha o formulário:

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários